Autocuidado: Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) *para servidores do CEO*

Público Alvo
Servidores públicos municipais do Centro de Especialidades Odontológicas.
Objetivo
O presente workshop compõe o planejamento de ações que visa atender às exigências do Plano Anual de Saúde - PAS e Plano Municipal de Saúde pactuados com o Conselho Municipal de Saúde, no tocante à formação continuada para a prevenção da Síndrome de Bournout, enquadrada como doença ocupacional em 2022.
A fim de atender esta demanda, o workshop visa:
- Instrumentalizar e estimular a utilização de práticas de autocuidado para identificação e manejo de emoções e sentimentos referentes tanto ao âmbito individual, quanto ao coletivo, favorecendo a melhora na qualidade de vida dos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú.
- Aprimorar o processo de busca de soluções ou alívio para os sofrimentos e problemas do cotidiano, promovendo o autocuidado das equipes, estimulando os colaboradores a compartilhar suas angústias e as formas de resolvê-las.
Observação
Será ministrado de forma presencial no CEO.
Para o encontro, orientamos:
• Vestir uma roupa confortável (camiseta solta, calça legging ou calça de moletom),
• Levar canga, toalha ou tapete de yoga.
Conteúdo programático
Mindfulness – Atenção Plena na Prática
Diante do aumento dos níveis de estresse, ansiedade e esgotamento relacionados ao trabalho de profissionais da saúde, se faz necessário buscar recursos de enfrentamento para lidar com os eventos estressores no âmbito laboral. A prática de Mindfulness aplicada aos profissionais de saúde foi comprovada cientificamente como estratégia que contribui para a melhora da atenção plena, funcionalidade e alteração dos modos de organização do trabalho, o que auxilia no manejo dos sintomas de estresse e ansiedade e reduz os riscos de adoecimento destes profissionais (FERNANDES, 2018).
Terapia Comunitária Integrativa (TCI)
A TCI é uma prática terapêutica que nasceu da tentativa de diálogo entre conhecimento científico e a sabedoria popular (senso comum). Fundada pelo Antropólogo e Psiquiatra Adalberto de Paula Barreto, constitui-se numa Roda de acolhimento, de partilha de experiências de vida, de sofrimentos, de sabedorias e estratégias de enfrentamento. Esta metodologia permite a coparticipação solidária na busca de soluções ou alívio para sofrimentos e problemas do cotidiano. A TCI não substitui a psicoterapia quando esta é indicada, mas é um espaço de primeira escuta e terapêutico de forma complementar. Configura-se como estratégia para promover o autocuidado das equipes, estimulando os colaboradores a compartilharem suas angústias e suas formas de resolvê-las.
Yoga – Prática Integrativa Complementar
A palavra Yoga deriva do radical sânscrito “yuj” e tem várias acepções, que significa unir-se, juntar-se, integrar-se, unificar-se em si mesmo e com os seus semelhantes. Sob o prisma do cuidado integral e da promoção de saúde, a prática de yoga, cuja técnica é milenar oriunda dos países orientais, especialmente da Índia, tem sido difundida no ocidente e utilizada desde a Portaria n° 849/2017 como Prática Integrativa e Complementar no Sistema Único de Saúde brasileiro ao tratamento de psicopatologias. O Yoga foi também classificado pela Organização Mundial da Saúde como prática corpo-mente. Conforme Lopes, Santos Junior e Werneck (2019), as práticas promovem a autorregulação, o alívio de tensões psicofísicas (ansiedade, estresse e depressão), a associação de bem-estar e autoconhecimento, além de desenvolver a competência de estabelecer uma atitude saudável e equilibrada com relação à vida pessoal e laboral.
Ministrantes
Priscila Pimentel Costa: Graduada em Enfermagem, Pós graduada em Saúde Pública.
Jéssica Costa Sousa Caldeira: Graduada em Psicologia, Mestra em Gestão de Políticas Públicas.